Artigos
Literatura e artes plásticas: uma revisão bibliográfica do diálogo
Alberto Roiphe
O artigo propõe uma revisão bibliográfica do diálogo entre a literatura e as artes plásticas, tendo como foco aproximações e distanciamentos da poesia e da pintura desde a Antiguidade Clássica até a modernidade.
Miséria versus liberdade: análise interdiscursiva entre conto e depoimentos moçambicanos
Édson Reinaldo Facco
Esse artigo visa mostrar a opressão dos colonizadores portugueses contra os membros da FRELIMO – Frente de Libertação Moçambicana, para isso se buscou analisar depoimentos de membros da FRELIMO e um conto de Luís Bernardo Honwana. Primeiramente, houve uma contextualização histórica e em seguida, uma análise interdiscursiva entre o conto “A Velhota” e os depoimentos.
Tränen des Vaterlandes: a guerra numa leitura iconofotológica
Antônio Jackson de Souza Brandão
O presente artigo propõe uma nova
abordagem da leitura de textos do
período conhecido por Barroco e,
para isso, fez-se necessário criar
novos termos que correspondessem a
essa expectativa: a iconofotologia e
poemas fotográficos. Para que um
leitor contemporâneo possa ler e
compreender textos daquele período,
teria de ter acesso a uma chave
sígnica a que somente os leitores do
Barroco tinham acesso: as
iconologias. No entanto, esse
referencial se perdeu, por isso
temos de substituí-lo por um outro,
a partir do acervo imagético-fotográfico
de que dispomos hoje e que chamamos
de iconofotológico. A partir dele,
será possível lermos, sob o ponto de
vista contemporâneo (não sob o ponto
de vista seiscentista), os poemas
que denominamos fotográficos.
As marcas de crioulos na narrativa de Fernando Reis
Vera Mascarenhas de Campos
Este artigo discute alguns aspectos do sãotomense, do angolar e
outros dialetos de São Tomé e Príncipe, país insular
africano. Tais dialetos são variedades de crioulos,
falados no Golfo da Guiné, que têm o Português como
língua base sendo resultantes da mistura com o Bantu, o Kwa e
outros grupos bantus orientais.
Atualmente,
especialistas afirmam que estas variantes estiveram
ligadas no passado e separaram-se devido a vários
fatores, como o contato entre as línguas de
portugueses e africanos e o aparecimento de novas
áreas geolinguísticas.
Sobre o poético e o trágico em Yerma, de Federico Garcia Lorca
Zaqueu Machado Borges Júnior
Este artigo apresenta um breve “olhar” sobre o poético e o trágico em Yerma, texto dramático de Federico García Lorca, poeta e dramaturgo espanhol. O objetivo é mostrar, sucintamente, por meio da linguagem poético-teatral lorquiana, a construção da dimensão trágica da peça, sobretudo, da personagem protagonista Yerma.