artigos
O CORPO POLIFÔNICO: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR ENTRE A SEMIÓTICA E A FILOSOFIA BAKHTINIANA
Marcos Rogério Martins Costa
Este estudo busca discutir o herói polifônico em sua relação com o autor-criador. Para isso, utilizamos a semiótica discursiva (GREIMAS; COURTÉS, 2008) e a tensiva (ZILBERBERG, 2011; 2006), de um lado, e, de outro, os estudos do filósofo russo Bakhtin (1997). A partir desses recursos teóricos, problematizamos o corpo polifônico do herói dostoievskiano. Como corpus de análise, selecionamos trechos de três personagens: Raskólnikov, de Crime e Castigo; Ivan Karamázov, de Os irmãos Karamázov; e Aleksiéi, de Um jogador. Partimos de duas hipóteses: os recursos discursivos sustentam um corpo uno constituído de vozes submissas a uma voz soberana (hipótese 1) ou um corpo múltiplo que é habitado por vozes em equipolência (hipótese 2). Após a análise do processo de actorialização, compreendemos que as vozes dos atores, principalmente as de Raskólnikov e Ivan, estão em uma interação equipolente, ou seja, uma voz não domina a outra - isto apoia a segunda hipótese.