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OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROJETO E-SIPRIS: UM OLHAR PARA A LINGUAGEM IMAGÉTICA
Julia Cristina Granetto-Moreira
Com o avanço das Tecnologias de Comunicação Digital (TCD), novos materiais didáticos e modalidades de ensino se apresentam, ganhando destaque os objetos digitais de ensino aprendizagem (ODEA) e a EaD (Educação a distância). Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar os ODEA discutindo sobre os aspectos necessários para sua construção, enfatizando a linguagem imagética. Os ODEA discutidos neste artigo são elaborados para o Projeto Piloto e-Sipris. Para um melhor entendimento, primeiramente apresentaremos o projeto e-Sipris, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), que oferta curso profissionalizante de nível técnico na modalidade de ensino a distância para o sistema prisional das Penitenciárias PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) e PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), tal projeto atende ao caráter educacional, sociocultural e humanizante. Na sequência, trazemos para a discussão os objetos digitais de ensino aprendizagem, materiais que estão ganhando espaço nos contextos educacionais, conceituando e apresentando os aspectos necessários para sua produção. Na última seção do artigo, ganha destaque um dos aspectos levantados, a linguagem imagética, e sua importância na elaboração dos ODEA.