Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

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RELAÇÕES (DES) HARMÔNICAS DE INTERMIDIALIDADE DA PUBLICIDADE E ARTES VISUAIS A PARTIR DOS QUESTIONAMENTOS DE FOUCAULT

 

Rossana Furtado

 

Tendo como estímulo as reflexões de Foucault sobre a relação e não-relação entre imagem e texto é que nos propusemos a levantar neste ensaio alguns questionamentos das relações de intermidialidade da publicidade e artes visuais, sem a pretensão de achar suas fronteiras, mas mostrando que seus laços são tão antigos quanto a discussão sobre a possível aproximação desses campos, inclusive academicamente. Este texto segue na intenção de dialogar com esses dois campos diferentes e ao mesmo tempo tão próximos, principalmente numa era globalizada, na qual nos percebemos enquanto membros de uma ‘sociedade do espetáculo’, em que a midiatização e a estetização dos sujeitos perpassam pelo apelo ao belo. Buscamos refletir e demonstrar como essa (des)harmonia vai se remodelando e se constituindo sob a perspectiva teórica da Semiótica, de estudos sobre imagem/texto, da Análise do Discurso e também uma análise sociológica sobre a publicidade e sua relação com a sociedade pós-moderna.

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