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LEITURA E ESCRITA: HABILIDADES, APRENDIZAGENS E AFETOS

 

Eliane Aparecida de Aguiar

 

Este ensaio propõe uma reflexão sobre leitura, escrita e aprendizagem, atravessadas pelas questões do afeto e do desejo no contexto da formação de professores. Considerando que a leitura e a escrita são construções que demandam trabalho e necessitam do testemunho alheio, ou seja, do Outro que legitima o sujeito, a aprendizagem só se torna possível como uma experiência singular e intransferível, uma vez que não se pode aprender pelo outro e não se pode ensinar o outro sem que o professor se constitua como sujeito pela aprendizagem. Aprender exige ser agente de uma ação que movimenta o sujeito em direção ao objeto. Por isso, consideramos que as experiências leitora e escritora do sujeito que ensina são caminhos de aprendizagem que legitimam sua voz e sua autoridade de professor, não pelo discurso vazio daquele que se pensa detentor de verdades. Mas pelo registro de sua prática, de sua constituição de sujeito da educação, que fala do lugar de quem vive e faz.  

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