artigo
OLHARES SOBRE O INSÓLITO NA OBRA RUMPESLTILTSKIN DOS IRMÃOS GRIMM
Patrícia Pinheiro Menegon
David Marques Serra
As versões dos contos de fadas que
temos hoje datam do século XIX e são as responsáveis pela dita
invenção da infância que temos hoje. Estes foram permeados pela
criação de uma psicologia infantil que daria origem a
psicanálise. Este trabalho tem como objeto de estudo o conto Rumpelstiltskin
dos Irmãos Grimm, buscando demonstrar a presença de influências
mitológicas no processo de criação da obra
analisá-la à luz das relações de poder e
pontuar, ao decorrer do texto, a ideia de infância trazida por
alguns autores. Verifica-se a permissividade que o gênero
fantástico dá à construção e adoção de elementos mitológicos e
de que forma isso está presente no conto. Analisa-se também como
a utilização da chantagem em determinadas situações de contato
social afeta diretamente o equilíbrio de poder estabelecido
entre indivíduos. E, por fim, valemo-nos de autores da área da
psicanálise e da educação infantil para discorrer sobre a
construção da ideia de infância e de sua relação com as obras
dos autores europeus. Utilizaremos como embasamento teórico os
estudos sobre relações de poder de Foucault (1979), a teoria dos
contos de fadas de Tolkien (2013), o insólito de Todorov (1992)
e os estudos na área da psicanálise de Diana e Mario Corso
(2006), entre outros autores.