artigo
CURRÍCULO OCULTO E SUAS MÚLTIPLAS FACES: A VERDADE SOBRE QUEM O ESCONDE
HIDDEN CURRICULUM AND ITS MULTIPLE FACES: THE TRUTH ABOUT WHO IS HIDING IT
José Jorge de Carvalho Marvão
Ana Célia de Jesus Martins
O currículo oculto é uma das vertentes do currículo que tem sido explorado com mais afinco nas escolas em prol de integralidade dos educandos na educação. A sua abordagem é por meio de atitudes e valores que vão se construindo por meio da interação professor-aluno, aluno-aluno e toda a comunidade escolar. Este trabalho tem como objetivo trazer à baila uma abordagem teórica acerca do currículo oculto, buscando mostrar conceitos, princípios e concepções culturais, assim como suas diversas formas de apresentação. Para tanto, uma revisão bibliográfica será mais que necessária para aprofundar a temática, assim, buscamos autores como Silva (2022), Sacristán (2013), Matos et, al. (2022), Perrenoud (1996). Portanto, buscaremos a partir de estudos bibliográfico, enfatizar que o currículo oculto está presente no chão da escola, sendo mister sua discussão sobre a temática. Faremos uma abordagem qualitativa, a importância do currículo oculto nos processos da aprendizagem formal dos educandos, com foco no respeito às experiências e a diversidade multicultural, visto que influencia de forma direta na formação da identidade e do protagonismo do aluno.