artigo
SOBRE O PAPEL DA ESCRITA FEMININA NA FORMAÇÃO LEITORA DE ESTUDANTES DE LETRAS A PARTIR DO ROMANCE GRÁFICO POULET AUX PRUNES, DE MARJANE SATRAPI
ABOUT THE ROLE OF FEMININE WRITING IN THE READING EDUCATION OF LITERATURE STUDENTS THROUGH THE GRAPHIC NOVEL CHICKEN WITH PLUMS BY MARJANE SATRAPI
Josilene Pinheiro-Mariz
Solaneres Laértia Nascimento
Manuella Bitencourt
Este artigo busca refletir sobre a contribuição da literatura de autoria feminina na formação de estudantes de Letras a partir da obra Poulet aux Prunes (2008) da escritora franco-iraniana Marjane Satrapi. Destacamos, inicialmente, a escassez de representação feminina no cânone literário não somente brasileiro e analisamos a questão a partir da obra citada com base nos estudos de Simone de Beauvoir (2019), Bourdieu (2012), Zolin (2009) e Lugones (2020), no que tange à desigualdade de gênero e à importância de desconstruir estereótipos. Poulet aux Prunes (2008) é uma biografia centrada em Nasser Ali, um músico iraniano, mas enfatiza o papel influente das mulheres em sua vida. As personagens femininas moldam a história, desafiando os estereótipos de gênero. A obra também aborda a dinâmica familiar, evidenciando a divisão desigual de tarefas entre homens e mulheres e como isso pode impactar a vida dessas mulheres. Entendemos que ainda é necessário vencer desafios para conquistar espaço nos currículos universitários. Através do estudo de obras escritas por mulheres de diferentes culturas, a formação leitora dos estudantes pode se tornar mais completa e abrangente, impulsionando o reconhecimento da importância das vozes femininas e marginalizadas no cenário literário e social.