Apresentação

Prezados amigos!

 

A Lumen et Virtus está, cada vez mais, consolidando-se como um veículo de referência cultural, científico e interdisciplinar, cujo fio permeador – não o único evidente – é a imagem e sua relação com o conhecimento humano em suas várias facetas. Já rompemos, inclusive, as barreiras da terra brasiliensis, conforme demonstra o constante acesso a seu acervo por estudantes, professores e pesquisadores de outros países que veem, em nossa publicação, confiabilidade e acuidade científica.

 

Dessa maneira, a Lumen et Virtus vê sua proposta original concretizar-se, visto que esta se tornou um canal de mão dupla: ao mesmo tempo que possibilita a divulgação dos resultados de pesquisas, muitos dos quais originais, proporciona seu acesso àqueles que estão em busca das mesmas.

 

Congregou-se, neste número, uma plêiade de professores e pesquisadores que expuseram temas vários e com uma visão interdisciplinar do conhecimento humano. Tema abordado, por exemplo, pela historiadora Alzira de Arruda Campos (Unisa), que demonstrará a importância dessa questão e sua evolução no pensamento científico do mundo Ocidental.

 

O professor Sérgio Vicente Motta (Unesp) abordará a relação entre a literatura e a pintura, por meio da comparação de um poema de Oswald de Andrade – Longo da linha – e uma tela de Tarsila do Amaral – Palmeiras –, ambos pertencentes à fase Pau-Brasil do movimento modernista brasileiro. Por sua vez, o professor Álvaro Cardoso Gomes (USP/Unisa) trabalhará com a questão do conceito de ekphrasis na obra de Péricles Prade, ao demonstrar como o autor descreve quadros, fotos e filmes, com a finalidade de criar um diálogo interdisciplinar entre a Literatura e as Artes Plásticas. Ainda na linha imagético-literária, a professora Nery Reiner (Unisa) prossegue seu estudo sobre a obra do poeta brasileiro Manoel de Barros, em cuja poesia há uma forte incidência de poemas metalinguísticos. A professora Eliane de Alcântara Teixeira (UNIBR), por sua vez, abordará a estética do feio na poesia em prosa de Cruz e Sousa, em seu livro Missal (1893), explanando como o poeta concebeu um novo conceito de beleza, como forma de provocar um efeito de dissonância e estranhamento no leitor, por meio do grotesco.

 

Na dramaturgia, a pesquisadora Lara Moler (USP), demonstra-nos como a obra de Tennessee Wlliams tem sido, tradicionalmente, apreciada pela crítica a partir da perspectiva do chamado realismo psicológico. A partir disso, a mesma analisará alguns aspectos presentes nas imagens em O matadouro municipal, peça em um ato escrita, presumivelmente, entre 1960 e 1970.

 

O professor Marcos Soares (USP) trará uma análise do filme Annie Hall do cineasta Woody Allen, ao demonstrar que o texto fílmico tanto é uma resposta à ascensão da Nova-direita, a partir do governo Nixon, como uma elaboração de estratégias de sobrevivência num contexto de censura à tradição da comédia política surgida na década anterior.

 

O maestro e pesquisador Marcos Sergl (Unisa) mostrará como a relação entre música e política sempre esteve presente nas manifestações sonoras de nosso país e como as opções e acontecimentos políticos repercutem na obra de seus compositores. Seu recorte temático será o ambiente musical brasileiro entre 1964 e 1985, não só pelo viés do olhar dos compositores como também da censura.   

 

Quanto ao papel da fotografia em relação às artes plásticas, a partir do século XIX, o pesquisador Marcos Fabris (USP), demonstra como o pintor francês Gustave Courbet, fez emprego de procedimentos tipicamente fotográficos que contribuíram para a implosão do conceito tradicional de pintura prescrito pelos ditames da pintura acadêmica.

 

Já a relação texto-imagem, bem como as funções assumidas pela descrição de obras de arte no conto O Modelo de Pickman (1926) do escritor estadunidense H. P. Lovecraft, será objeto de análise do professor André Soares Vieira (UFSM) e do pesquisador Angiuli Copetti de Aguiar (UFSM).

 

Por fim, ainda no campo imagético, temos o arqueólogo Vagner Porto (Unisa), cujo trabalho discorrerá sobre a análise da iconografia numismática da Judeia, mais especificamente as de Jerusalém, abarcando um período compreendido entre a dominação persa até a conquista da região pelos romanos.

 

Como vimos, há muito que se ler, por isso desejamos uma ótima leitura a todos!

 

 

Saudações acadêmicas,

 

 

Prof. Dr. Antônio Jackson de Souza Brandão

                            Editor