ARTIGOS, ENSAIOS, RESENHAS
A imageM naS imageNS: leituras iconológicas
Antônio Jackson de Souza Brandão
Neste artigo, apresentaremos alguns
pressupostos acerca da imagem e de seu emprego ao longo dos séculos XV
ao XVIII. Demonstraremos que hoje muitas informações imagéticas daquele
período se perdem devido ao desconhecimento de elementos iconológicos,
por isso abordaremos os métodos alegóricos e de conceitualização
imagética empregados por Cesare Ripa, em sua obra Iconologia.
Esta consistia em um manual multissigno, empregado tanto por pintores,
escultores e poetas. Assim, a partir da obra do teórico italiano do
século XVI, verificaremos a pertinência do conceito de iconologia,
empregado por Panofsky, confrontando obras artísticas que possuem
os mesmos traços iconológicos.
ÁLBUM DE FAMÍLIA DE SALLY MANN: IMPRESSÕES SOBRE A INTIMIDADE, A INFÂNCIA E A SEXUALIDADE
Jamile Ali Abdallah
Este trabalho pretende apontar a fotógrafa
Sally Mann como uma artista que através da arte nos traz perspectivas
diferentes de olhar a vida, iremos percorrer um pouco do seu trabalho, a
procura de sentido e os conflitos que se evidenciam nos temas que
aborda tais como: crianças, família, paisagens. Suas influências e mais
especificamente a polêmica que o trabalho “Imediatte Family” (1992)
provocou na década de 1990.
AS IMAGENS SUSPENSAS
Claudia Leão
Esta pesquisa investiga as memórias e as reminiscências das fotografias guardadas por senhoras de um asilo em São Paulo. Com este trabalho quero verificar a extensão dos vínculos comunicacionais e do sentimento de pertença entre as imagens suspensas e as fotografias que detêm uma memória. Minha busca propõe ainda fazer um mapeamento dos caminhos que essas imagens percorrem para se constituírem como saudades
CENA E IMAGEM EM MADAME BODARY
Igor Milenkovich Ávila
O presente artigo propõe-se a levantar algumas
hipóteses a respeito da criação de imagens em madame bovary de
Flaubert e suas relações com a noção de enunciador encontrada no
romance. Pretende ainda mostrar as relações entre a cena Flaubert iana,
a cena no romance contemporâneo e a cena cinematográfica.
Da Intérprete de Enfermidades
às Terras Não Familiares: A Ficção de Jhumpa Lahiri
Gustavo Vargas Cohen
Este artigo é uma introdução naïf à
literatura indiana contemporânea produzida em língua inglesa. Baseado em
uma série de resenhas publicadas no New York Times na última
década, este trabalho se propõe a apresentar e discutir um seleto grupo
de escritores indianos, com especial ênfase a Jhumpa Lahiri e a duas de
suas coletâneas de contos, Interpreter of Maladies (1999) e
Unaccustomed Earth (2008).
DE ATLAS A TIO SAM: IMAGENS
(E VOZES) QUE SE REPETEM SEM SE REPETIR
Wilson Chequi
O objetivo deste artigo é investigar que
outras “vozes” também falam no discurso que é veiculado pela presença de
uma imagem ícone da cultura americana e uma manchete na capa de uma
tradicional revista norte-americana. À luz da Análise do Discurso de
linha francesa, também com base na noção de “dialogismo” de Bakhtin,
este artigo procura demonstrar o caráter heterogêneo de todo texto, seja
ele verbal ou não-verbal.
DIÁRIO DE LUTO DE ROLAND BARTHES OU A ESCRITA DO FRAGMENTO
Rodrigo da Costa Araújo
Leitura/resenha do diário de Roland Barthes [1915-1980]. No dia seguinte ao da morte da sua mãe, a 25 de Outubro de 1977, Roland Barthes começa um Diário de Luto [2009]. Trata-se de uma obra produzida um ano antes da morte do semiólogo, e publicada somente agora, trinta anos depois. Fragmentário e bordando arabescos em torno do vazio, esse diário é composto por notas dispersas e breves, onde a reflexão dominante é a obsessão pela figura desaparecida; a devoção e a dor; mas, também, a reflexão sobre a própria noção de gênero.
Dos estados de alma da
personagem: análise semiótica
Rosália Maria Netto Prados
Este trabalho trata
de uma análise semiótica do texto literário, segundo a Semiótica das
paixões, para o estudo dos estados de alma da personagem. Segundo a
metodologia semiótica, objetivou-se a análise das relações
intersubjetivas, objetos de valor e os percursos dos sujeitos,
polemicamente estruturados pelos percursos dos anti-sujeitos, para a
descrição de valores subjacentes aos processos discursivos.
ELMER RICE: UM OLHAR
EXPRESSIONISTA
Regina Garkauskas Umaras
O presente artigo pretende mostrar um estudo das
características e recursos do teatro expressionista e quais deles se
apresentam nas obras "The Adding Machine" e "The Subway" escritas por
Elmer Rice, verificando, também, os objetivos do autor nestas duas
obras.
JAZZ E CRIME ORGANIZADO EM
KANSAS CITY
Elder Kôei Itikawa Tanaka
Este ensaio busca analisar a problemática relação
entre o jazz e o gangsterismo em Kansas City (1996), de Robert
Altman. Por meio da análise da sequência final do filme, traremos um
panorama histórico sobre o tema e investigaremos como a ligação entre
produção musical e crime organizado se estabelece na construção formal
do filme.
LA REMONTÉE
DES CENDRES: O POETA ÁRABE
COMO CALÍGRAFO DO MUNDO. TAHAR BEN JELLOUN
Cláudia Falluh Balduino Ferreira
O presente trabalho é uma análise do modo de
formação de uma poética especificamente árabe provinda dos estratos da
obra do escritor marroquino de expressão francesa Tahar Ben Jelloun
La remontée des Cendres, seguida de Non Identifiés, poemas
escritos sobre os mártires da guerra do Golfo. A análise desses dois
poemas se realizará através da fenomenologia que, servirá como o vetor
explicativo do modo pelo qual o poeta se apropria da arte caligráfica,
os absorve e os transforma criando uma poética particular, exclusiva,
clara e distintamente árabe.
LETRAS SAGRADAS
Anderson Borges Costa
Sagração do Alfabeto é
um livro que, através de sonetos, conduz o leitor pela História - dos
homens e das letras. A escritora gaúcha Leonor Scliar-Cabral faz
um belo trabalho que une som e letra em uma melodia poética que remete
aos primórdios da civilização. Escrito em português e vertido para o
espanhol, francês, hebraico e inglês.
Literatura, Fotografia e o
Retrato da Modernização de Paris, a Capital do Século
XIX
Marcos Fabris
Este artigo pretende discutir as relações entre
literatura e fotografia no âmbito dos processos de modernização que se
iniciam na Paris do século XIX, tecendo comentários sobre a produção do
fotografo francês Eugène Atget e o Naturalismo de Émile Zola.
O PAPEL DAS IMAGENS NO ENSINO
DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
Carla Jeane Silva Ferreira e Costa
Marco Antonio M. Costa
É cada vez mais visível nos livros didáticos (LD) de
línguas a presença de textos que abordam assuntos que refletem a
sociedade contemporânea permeados de imagens que ilustram esse panorama.
Nesse contexto, o presente trabalho discute a relevância da exploração
das imagens nos textos utilizados no ensino de leitura em língua
inglesa, tendo como objeto de estudo a seção Reading do LD do 5º
Estágio da Coleção Hello!.
POEMAS, MÚSICA E
CONTEMPORANEIDADE: IMAGENS DE UMA DIALOGIA MELOPOÉTICA
Robson Coelho Tinoco
Marília de Alexandria
Sob a dialogia contemporânea de uma linguagem
musical-poética se estrutura uma proposta interartística, também,
educacional, centrada em elementos relacionando literatura e arte
musical (popular e clássica). Nesse atual contexto social de
globalização hiperfacetada e informações multissemióticas, o indivíduo(aluno)
pode perceber a devida relação dessa integração artística e, nela, a
percepção da musicalidade implícita nos versos de poemas possibilitará
que eles sejam apreendidos, também, como elementos melopoéticos.
REGARDE DE TOUS
TES YEUX: OS PINTORES EM LA VIE MODE D'EMPLOI
Renata Lopes Araujo
Partindo do princípio de que o conceito de realismo
no qual se baseava a escritura de Georges Perec teria sido, pelo menos
em parte, criado a partir da pintura, pretendo discutir nesse artigo a
relação estabelecida pelo escritor entre literatura e artes plásticas, e
o modo como esse diálogo aparece em um de seus textos mais conhecidos,
La Vie mode d’emploi. Para tanto, analiso os pontos de contato
entre a poética perecquiana e os procedimentos empregados por dois
pintores presentes nesse texto, Franz Hutting e Vladislav, tentando
identificar neles elementos importantes para Perec, tais como a ligação
entre os artistas e seus antecessores e também o jogo com o público.
THE IMPORTANCE OF THE SYMBOLS IN THE ENGLISH PATIENT: AN ESSAY
Maria Cristina D. G. Bessa Lima
Água, vento, fogo e o deserto são símbolos
recorrentes no romance O Paciente Inglês, de Michael Ondaatje.
Como esses símbolos estão direta ou indiretamente ligados aos
personagens mais representativos e às diferentes situações, este ensaio
busca demonstrar que o conhecimento dos significados simbólicos desses
elementos permite ao leitor uma compreensão mais aprofundada do texto e
o acesso às sutilezas da elaboração da obra.
-
Os conceitos teóricos, a adequação vocabular e linguística, bem como as opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores, eximindo-se a JackBran Consultoria de quaisquer ônus que deles advenham.
-